Aliança Estratégia com IHS para América do Sul

INDICADORES

PIB do 1T13 cresce menos que o esperado

PIB brasileiro cresceu 0,6% no primeiro trimestre do ano, em relação ao quarto trimestre de 2012, na série com ajuste sazonal. O resultado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ficou abaixo das estimativas que estimaram um crescimento de 0,9%. Na comparação com o mesmo período de 2012 a expansão foi de 1,9%. Em valores correntes, o PIB a preços de mercado atingiu R$ 1.110,4 bilhões.

Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, o destaque positivo ficou por conta da agricultura que apresentou uma variação positiva de 9,7%, na série com ajuste sazonal, já para serviços houve aumento de 0,5%. Entretanto, o destaque negativo ficou por conta da indústria que apresentou uma queda de 0,3%. O destaque negativo para a indústria apresentar valor negativo ficou por conta da extração mineral cujo índice caiu 2,1%.

Pela ótica da demanda, o consumo das famílias ficou praticamente estável em relação ao quarto trimestre de 2012, com variação de 0,1%. Sob a ótica dos gastos, destaque para a formação bruta de capital fixo, indicativo de investimento, que teve uma expansão de 4,6%. Ainda, em relação ao setor externo, as importações aumentaram 6,3% e as exportações caíram 6,4%.


Tags:

PIB Brasil


Mais em Indicadores

Porto Alegre | Rio de Janeiro | São Paulo

desenvolvido por dzestudio